Escrito por Lívia Liberata Barbosa Bandeira
Acadêmica de Medicina e Coordenadora Multidisciplinar da AAC
A cardiologia é considerada a especialidade de maior abrangência clínica entre as demais, sendo o profissional cardiologista muitas vezes considerado “médico de uma família”, atravessando gerações de dedicação, trabalho e reconhecimento.
Muito além da própria complexidade do órgão coração e os seus agregados, a cardiologia atua na área de prevenção, cura e reabilitação de um indivíduo. Nesse processo, verifica-se a grande influência da atividade cardíaca no corpo humano, com o seu bom ou mau funcionamento irradiado a outros órgãos por completo, além de ser atingido também por alterações no próprio organismo. Tais alterações podem ser caracterizadas como a instalação de viroses, bactérias, protozoários, alterações no sistema nervoso, tumores, entre outros.
Quando o paciente já está encaminhado para a cardiologia, o conhecimento por drogas com interações terapêuticas, efeitos colaterais sistêmicos, exames de imagem e seus detalhes em órgãos interligados, conhecimento acerca do contexto social e financeiro gerarão um tratamento de cunho individual e personalizado.
Sabe-se também que, a detenção da diversidade desses conhecimentos tem um limite de atuação, o qual caracterizará o encaminhamento para a especialidade de maior proximidade do contexto do paciente. Todavia, muitas vezes, condições das mais diversas etiologias se iniciam no consultório cardiológico, sendo o próprio profissional responsável por um pré diagnóstico prévio que gerará o correto e fundamental encaminhamento a fim de se aproveitar melhor o tempo de evolução para iniciar a terapêutica correta.
Dessa forma, exige-se de um bom cardiologista o conhecimento do contexto médico e humano em sua totalidade, já que desde uma sintomatologia psiquiátrica até uma infecção pelo vírus da imunodeficiência podem ter uma projeção cardíaca notável e que requere uma abordagem diferencial.
O blog “AAC - Cheers” brinda pela sua saúde e visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário