quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Coração Brasileiro



Escrito por 
Patrícia Pampuri Lopes Peres

Coordenadora de Ensino da AAC






Diversas doenças podem acometer o coração, desde as formas congênitas - comunicação interventricular, tetralogia de Fallot e outras - até as adquiridas, como miocardites, infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca, contribuindo assim, em conjunto com os hábitos de vida não tão saudáveis da população, com o aumento da mortalidade em decorrência das mesmas e se confirmando como a principal causa mortis no Brasil. Dessa forma, com o intuito de incentivar a busca por um estilo de vida mais saudável e adoção de atividade física, nada melhor que no mês do coração, e ao mesmo tempo o mês da independência do Brasil, falarmos sobre prevenção contra doenças cardiovasculares, visando uma maior qualidade de vida para a população brasileira.

Esse é o tema do Setembro Vermelho, mês onde diversas sociedades de cardiologia e ONGs desenvolvem campanhas de prevenção em homenagem ao dia mundial do coração (29/09). 


Várias são as formas de prevenção:

- Abandono do tabagismo 
- Combate a iniciação do fumo
- Dieta balanceada
- Controle do peso corporal adequado
- Controle adequado das comorbidades como: hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia e síndrome metabólica.
- Prática de exercício fisico
- Controle do estresse 


A grande maioria das ações de prevenção se interligam, por exemplo, uma dieta balanceada e pratica de exercícios físicos levam a redução ou controle do peso para níveis adequados, o que acaba acarretando um controle adequado das comorbidades (HAS, DM, dislipidemia e síndrome metabólica) o que por si só reduz o risco para eventos cardiovasculares, tais como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Ou seja, pequenas alterações nos hábitos de vida podem auxiliar grandemente na qualidade de vida.


Agora, pare e pense, de que forma você também melhorar a sua qualidade de vida? Ou ajudar alguém reduzir o risco  de acidente cardiovascular? 

Se quiser ler mais sobre o assunto, recomendo a I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular. 

O blog “AAC - Cheers” brinda pela sua saúde e visita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário