sábado, 20 de janeiro de 2018

Panorama da Ação Social





Escrito por Caroline Sbardellotto Cagliari 
Vice-presidente da AAC






Em 2017, foi criado no site da Associação Acadêmica de Cardiologia uma seção especial para Homenagens. Nela, são postadas opiniões variadas de cada participante da Diretoria da AAC, ficando em 2017 a cargo da Diretoria Fundadora. A ideia foi desenvolvida e iniciada com a Homenagem ao Dia Mundial do Coração, e será repassada ao Blog AAC – Cheers! um panorama de sua ação, quando os diretores fundadores apresentaram 19 dicas do que faz bem ao coração.




A presidente, Camylla Santos de Souza, destacou a importância das emoções positivas para a prevenção das doenças físicas e mentais, com enfoque nas cardiopatias. Cita a existência de estudos sobre a relação entre as emoções e o desenvolvimento de patologias, e descreve fatos sobre sua influência sobre os níveis de colesterol, hipertensão e doenças coronárias. Destaca nesses a presença de pesquisas acerca das emoções positivas, tendo sido demonstrada sua influência sobre os níveis nocivos de estresse, ansiedade e depressão.

Eu, Caroline Sbardellotto Cagliari, vice-presidente da AAC, trouxe informações sobre o porquê dançar é benéfico ao coração, uma vez que a dança permite a atividade de diferentes músculos do corpo, com a liberação de neurotransmissores benéficos à saúde mental e ativação da circulação, melhorando a capacidade cardíaca e pulmonar. Destaco o fato de o coração, como órgão, dançar em ritmo único ao bombear sangue para o corpo. Além disso, dançar promove aumento da massa magra corporal, com redução do LDL. Também permite momento de socialização, permitindo momentos divertidos e assim combatendo a ansiedade e depressão. 

A 1ª secretária/tesoureira Yngrid Souza Luz descreve o bem da realização de atividades físicas. Destacando que sua prática auxilia no controle da hipertensão, dislipidemia, diabetes e osteoporose, além de ter ação positiva contra o estresse e a ansiedade. 

A 2ª secretária/tesoureira, Vitória Mikaelly da Silva Gomes, descreve como a Espiritualidade faz bem ao coração, descrevendo que, independente da religião praticada por uma pessoa, a fé age nos seres humanos levando a menos sentimentos negativos e mais efeitos positivos, destacando a redução de óbitos por causas cardiovasculares diante da presença da espiritualidade. 

Maykon Wanderley Leite Alves da Silva, 3º secretário/tesoureiro, destaca que não fumar é importante à saúde do coração. Relata os efeitos nocivos do tabagismo, levando à diminuição da expectativa de vida e ao desenvolvimento de graves doenças como o câncer de pulmão.

Do mesmo modo, todos os diretores destacaram suas opiniões versando sobre diferentes atitudes que fazem bem ao coração, como não se estressar (Gustavo Adolfo Kuiriyama Massari), dormir (José Mateus Souza Ribeiro), ter higiene bucal (Juliana Lobato Flores), ouvir e praticar música (Ivan Lucas Picone Borges dos Anjos), usufruir da arte (Sthefania Sad Silva Ferreira Rodrigues Fruet), controlar o peso (Patrícia Fraga Paiva), diminuir o sal (Thiago Guimarães Teixeira), ensinar (Jonathan Augusto Venceslau Lima), ler (Patrícia Pampuri Lopes Peres), ser voluntário (Bianca Alves de Miranda), viajar (Marcelo dos Santos Cruz Júnior), seguir dieta cardioprotetora (Eduardo Rodrigues Mota), praticar pet-terapia (Isabela Corrêa Cavalcanti Sá) e realizar avaliação cardiológica (Lívia Liberata Barbosa Bandeira).

Outras homenagens serão no decorrer do ano postadas na seção de homenagens do site da AAC! Venha conferir!

O blog “AAC - Cheers!” brinda pela sua saúde e visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário