Danielly Patrícia de Brito Beltrand
Sou Danielly Patrícia de Brito Beltrand, acadêmica de medicina da UNIFEV e Coordenadora de Mídia da Gestão 2018 da AAC.
Nós acadêmicos da área da saúde, temos papel fundamental na promoção de saúde e devemos assumir responsabilidade para tais fins. Não apenas no sentido de tratamento e recuperação de doenças, mas também para promover saúde, assim o indivíduo poderá ser visto e cuidado de forma integral.
Nesse contexto o acadêmico da área de saúde, antes de tudo, pode ajudar a tornar a saúde uma realidade para todos, sendo exemplo, buscando melhorar sua alimentação, ser mais ativo fisicamente, participar de ações culturais, e sempre ter ações de autocuidado e respeito. Isso demonstra a importância dos hábitos de vida saudáveis, e pode incentivar a multiplicação destes por outros.
Além disso, para que a saúde possa se tornar uma realidade para todos é essencial que os acadêmicos participem de ações de educação em saúde, principalmente sobre doenças prevalentes como hipertensão e diabetes, por exemplo, pois assim, os indivíduos poderão ter um melhor empoderamento sobre o autocuidado e a prevenção de doenças, podendo assumir postura de autor na sua qualidade de vida.
A saúde também envolve outras questões como fatores biológicos, sociais, econômicos e culturais. Nesse sentido, o acadêmico da área de saúde deve ser ativo na cobrança de melhorias no acesso a serviços de saúde, que também se mostra como importante fator envolvido na qualidade de saúde da população.
O acadêmico pode muitas vezes, também, pela simples demonstração de empatia, interferir significativamente e positivamente na saúde, por meio de uma escuta qualificada, de um olhar humanizado ao paciente e acolhedor. Pois muitas vezes, naquele momento o que mais aflige aquele indivíduo pode estar relacionado a problemas interpessoais e psicológicos, e dar a atenção devida, mesmo em detrimento da correria dos serviços de saúde, será extremamente benéfico.
Por fim, outra ação que pode levar saúde como uma possível realidade, é melhorar a capacidade de trabalho em grupo, pois o período acadêmico é essencial para desenvolver essa habilidade visando a integração e coesão com colegas, para que a visão do futuro paciente seja realmente multidisciplinar, harmônica, e não fragmentada.
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