segunda-feira, 29 de maio de 2017

Abertura do Projeto do Dia Mundial do Coração de 2017


 



Escrito por Camylla Santos de Souza
Presidente Fundadora da AAC










A partir de hoje, dia 29 de maio de 2017, iniciamos aqui no “Blog AAC - Cheers!” um novo projeto de extensão da Associação Acadêmica de Cardiologia - Gestão Fundadora, para homenagear o Dia Mundial do Coração de 2017.








Os autores de mídia da AAC elaboraram um cronograma com uma série de matérias para serem publicadas neste blog, nas segundas-feiras, até o dia 18 de dezembro de 2017.

Essas matérias tratam de assuntos relativos a um dos órgãos nobres do corpo humano, o CORAÇÃO, visando, sobretudo, informar os leitores e preparar todos os participantes da Ação Social da AAC, que acontecerá no mês de setembro de 2017.

Sabe-se que praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e visitar seu cardiologista periodicamente podem ajudar a saúde de seu coração, evitando o aparecimento de doenças relacionadas a ele. Líderes mundiais de saúde firmaram o compromisso de, até 2025, diminuir em 25% a mortalidade  no mundo por doenças cardiovasculares, um mal que atinge cerca de 17.5 milhões de pessoas. 


Além disso, somado à conscientização de manter hábitos de vidas saudáveis, um grande aliado para a saúde de seu coração é a informação. 

Informar para conscientizar vem sendo a tarefa da World Heart Federation, promotora do Dia Mundial do Coração, bem como  do  “Blog AAC - Cheers!”, que desde a sua criação, conta com a ajuda de diretores e associados dedicados a cumprir essa missão.



E então, vamos cuidar do nosso coração?

Na próxima semana, tem matéria nova aqui no blog. Acompanhe nossas postagens!

O blog “AAC - Cheers!” brinda pela sua saúde e visita!



Olá! Bem-vindos ao blog AAC - Cheers!


Sou Jessiane Jarder Coelho da Silva, acadêmica de medicina da ITPAC Porto Nacional, em Tocantins, e coordenadora de extensão da AAC - Associação Acadêmica de Cardiologia, Gestão Fundadora (2016-2018). Neste post, apresento um panorama dos Ciclos de Palestras da AAC pelo Brasil em homenagem ao Dia Mundial da Saúde 2017, com o objetivo de encerramento deste projeto de extensão.



Criado em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, principal órgão decisório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente em 07 de abril e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde. 

Todos os anos, a OMS escolhe um tema para fazer uma campanha em torno dele. Neste ano, o tema escolhido foi “DEPRESSÃO”, com o lema da campanha: “Let’s talk” (“Vamos conversar”).  É um alerta sobre a enfermidade que afeta 322 milhões de pessoas em todo o mundo, mais de 11,5 milhões de brasileiros e que já se tornou a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde de 2017, a AAC publicou em seu Blog “AAC - Cheers!” diversas matérias preparadas por seus associados, sobre assuntos relacionados à depressão, tendo como slogan: “Depressão: vamos conversar”. E para culminar as homenagens desse dia, a AAC, em parceria com associados dos estados do Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, organizou um ciclo de palestras pelo Brasil, que foi desenvolvido durante o mês de abril. Nestes eventos, os quais foram destinados ao público em geral e com inscrições gratuitas, participaram psiquiatras, psicólogos, cardiologistas e demais profissionais da área da saúde que abordaram e esclareceram dúvidas acerca do tema. 

O primeiro evento foi realizado no Rio Grande do Sul, dia 07 de abril, no Hospital Universitário de Canoas. Houve participação de acadêmicos e professores da ULBRA. As associadas da AAC, Juliane Lobato e Ana Paula Limberger, relatam que buscaram incentivar a presença dos pacientes que consultam no ambulatório de psiquiatria na tentativa de melhorar ainda mais o atendimento prestado a eles. Convidaram familiares e amigos dos pacientes a fazerem parte do evento, conversando sobre o tema e sanando dúvidas com especialistas presentes, psiquiatra e psicólogo. Ressaltam também que o apoio familiar ao paciente depressivo foi salientado e reforçado, tendo bom retorno dos ouvintes e acreditando, assim, que o evento teve um bom impacto e reflexão nos presentes.



No dia 8 de Abril, em Vassouras - RJ, ocorreu uma Feira da Saúde. Os associados da AAC da Universidade Severino Sombra, junto a Dra. Ivana Picone, foram os organizadores. A associada da AAC, Dandhara Martins, destaca que a realização da Feira de Saúde voltada à população foi de grande importância, pois possibilitou aos moradores um acesso facilitado às informações. "Os participantes atendidos se mostraram extremamente satisfeitos, podendo tirar as dúvidas e se informar melhor sobre o tema”.




No dia 11 de abril, foi realizado o Ciclo de Palestras no Ceará em homenagem ao Dia Mundial da Saúde 2017. O evento foi realizado no auditório A3 da UNIFOR - Universidade de Fortaleza e contou com a participação de um psicólogo, uma nutricionista e uma professora de Yoga, tratando, em especial, sobre a relação entre depressão e hábitos de vida associados a problemas cardiovasculares. A presidente fundadora da AAC, Camylla Santos de Souza, relata que foi uma experiência maravilhosa poder trabalhar, em parceria com associados cearenses da AAC, na organização de um evento “tão importante para ajudar na conscientização da população sobre essa doença, considerando que o Ceará possui um dos maiores índices de depressão entre os profissionais e acadêmicos da área da saúde.”


 


Em Pernambuco, o Ciclo de Palestras da AAC ocorreu no dia 25 de Abril, organizado por associados da AAC da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), tendo apoio também da Liga de Cirurgia Cardiovascular da UNICAP. O evento contou com a presença do psiquiatra Dr. Moab Acioli e do cardiologista Dr. Wilson de Oliveira, além de psicóloga e fisioterapeuta, tendo ao final um momento destinado ao público, no qual puderam interagir e debater a respeito do tema central. De acordo com a associada da AAC, Ana Lúcia Azevedo, “a realização do evento foi de extrema relevância para nós acadêmicas, que tivemos a oportunidade de organizar um evento desse porte em nosso estado e, principalmente, por observarmos, que apesar da depressão ainda ser um tema pouco abordado e muito estigmatizado, foi grande o interesse da população em participar do evento, esclarecendo suas dúvidas e obtendo uma nova visão de mundo acerca desse tema”.



Em São Paulo, o ciclo de palestras ocorreu na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), no dia 27 de Abril, tendo como médico responsável pelas palestras o Dr. João Cronemberger, R2 de psiquiatria. O coordenador de mídia da AAC, Gustavo Massari, destacou que “a relevância dos temas corroborou com o sucesso do evento pelo fato de atingir, direta ou indiretamente, as atividades do estudante de medicina. Além de que o palestrante apresentou o tema de forma muito amistosa e atenciosa, deixando com que seu público pudesse debater e se conhecer melhor”.



Com isso, encerramos as atividades do Blog "AAC - Cheers!" em homenagem ao Dia Mundial da Saúde 2017. No próximo post, a presidente fundadora da AAC, Camylla Santos de Souza, apresentará o novo projeto de extensão da nossa Associação.

O blog “AAC - Cheers!” brinda pela sua saúde e visita!


quinta-feira, 18 de maio de 2017

Olá! Bem-vindos ao blog AAC - Cheers!
Hello! Welcome to the blog AAC - Cheers!

Sou Alanderson da Costa Moreira dos Santos, acadêmico de medicina da UNCISAL, situada Alagoas, e associado da Associação Acadêmica de Cardiologia - AAC. Nesse post, analisaremos sobre depressão: desafios atuais.
I'm Alanderson da Costa Moreira dos Santos,  medical student at UNCISAL, located in Alagoas, and associated student of Academic Association of Cardiology - AAC, in the 2016/2017 management. In this post we will analyze on depression: current challenges.

Após alguns meses debatendo sobre as diversas nuances da depressão, aprendemos bastante sobre essa condição que é tão prevalente na sociedade contemporânea no qual a cada dia mais nos encontramos cheios de desafios, competições e com a diminuição das relações interpessoais, fatos que geram um verdadeiro isolamento entre os indivíduos. Com isso o que observamos é a alta incidência de depressão nas mais diversas esferas da sociedade. 
After a few months debating the various faces of depression, we learned a lot about this condition that is so prevalent in contemporary society in which we find ourselves more and more full of challenges, competitions, and diminishing interpersonal relationships, facts that generate true isolation between individuals. What we observe is the high incidence of depression in the most diverse spheres of society.




Estudos recentes evoluíram bastante todo o processo de diagnóstico e tratamento da depressão, melhorando em muito a qualidade de vida dos pacientes. Como já vimos aqui no blog, o tratamento farmacológico da depressão envolve alguns medicamentos que auxiliam o paciente nos sintomas depressivos, ansiosos e na regulação do sono. 
Recent studies have greatly evolved the whole process of diagnosis and treatment of depression, greatly improving patients' quality of life. As we have seen here on the blog, the pharmacological treatment of depression involves some medications that help the patient in depressive, anxious symptoms and in the regulation of sleep. 

No entanto por a depressão ser uma patologia multifatorial, seu tratamento também deve ser multifatorial, envolvendo os familiares e amigos próximos do paciente ao formar uma verdadeira rede de acolhimento. E é justamente nesse quesito que habita o X da questão, com o passar dos anos o avanço dos meios de comunicação que surgiram com o pressuposto de unir as pessoas, acabou surtindo um efeito inverso, chegando ao ponto de uma cena outrora curiosa se tornar bastante comum dentro dos lares: familiares dentro de uma mesma casa conversando entre si através da internet, isso acaba por gerar o isolamento dos indivíduos que mesmo estando cercados de pessoas próximas se sentem sozinhos e com isso, aliado às altas cobranças por resultados no emprego ou nos estudos e ao ritmo frenético das grandes cidades acaba por gerar os sintomas depressivos.
However, because depression is a multifactorial pathology, its treatment must also be multifactorial, involving the relatives and close friends of the patient in forming a real host network. And it is precisely in this question that dwells the X of the question, over the years the advance of the media that came with the assumption of uniting people, ended up having an inverse effect, to the point that a scene once curious become quite Common within the home: family members within the same house talking to each other through the internet, this ends up generating the isolation of individuals who, even when surrounded by close people, feel alone and with that, coupled with high collections for results in employment or in studies and the frenetic pace of large cities ends up generating depressive symptoms.


Observando do ponto de vista individual, claro devemos nos adaptar ao estilo de vida moderno, devemos sim nos inserir dentro do contexto urbano, no entanto sem em nenhum momento nos esquecermos de reservar um tempo para nós mesmos em meio a agitação do dia a dia, valorizando as coisas que nos fazem felizes. Já do ponto de vista coletivo, é imprescindível observar melhor àqueles que nos rodeiam, uma simples conversa pode ser de fundamental importância como ponta pé inicial na identificação do problema e na busca por auxílio profissional.
Observing from the individual point of view, of course we must adapt to the modern lifestyle, we must rather insert ourselves within the urban context, however without at any time forgetting to reserve time for ourselves in the midst of the daily agitation, Valuing the things that make us happy. From the collective point of view, it is essential to observe better those around us, a simple conversation can be of fundamental importance as an initial step in identifying the problem and in the search for professional assistance.



A depressão é em síntese um transtorno do humor no qual o indivíduo sofre alterações na percepção de si mesmo, passando a enxergar seus problemas como grandes catástrofes, não conseguindo então vislumbrar solução alguma para eles, logo, pedir ajuda é uma etapa fundamental no seu correto tratamento. Após o correto diagnóstico, além do auxílio farmacológico e da psicoterapia podem ser adotadas a prática de atividade física, uma alimentação saudável, dormir bem, organizar a rotina dentro de um calendário e estar próximos de pessoas que lhe fazem bem, sendo então algumas das ações que parecem simples, mas que auxiliam bastante na evolução do tratamento de depressão. Por outro lado, deve ser evitado: estar sozinho por muito tempo, consumo de álcool ou drogas e realizar atividades que sejam muito estressantes ou desprazerosas.
Depression is in short a mood disorder in which the individual undergoes changes in the perception of himself, starting to see his problems as major catastrophes, not being able to see any solution for them, so asking for help is a fundamental step in his correctness treatment. After the correct diagnosis, besides the pharmacological aid and the psychotherapy can be adopted the practice of physical activity, a healthy diet, to sleep well, to organize the routine within a calendar and to be close to people who do him well, being then some of the actions Which seem simple but that help a lot in the evolution of the treatment of depression. On the other hand, it should be avoided: being alone for a long time, drinking alcohol or drugs and performing activities that are very stressful or unpleasant.


Na próxima semana, teremos o post de Jessiane Jarder sobre o Panorama dos Ciclos de Palestra da AAC pelo Brasil.
Next week, we'll have a post by Jessiane Jarder about an Overview of AAC's Cycle of Lectures through Brazil.

O blog “AAC – Cheers!” brinda pela sua saúde e visita!
The blog 'AAC – Cheers!’ toasts for your health and visit!


quarta-feira, 3 de maio de 2017

Olá! Bem-vindos ao blog AAC - Cheers!
Hello! Welcome to the blog AAC - Cheers!

Sou Dandhara Martins Rebello, acadêmica de medicina da Universidade Severino Sombra situada na cidade Vassouras-RJ e associada da Associação Acadêmica de Cardiologia – AAC. Nesse post, analisaremos a relação entre depressão em estudantes e profissionais da área de saúde, o que vem se tornando cada vez mais frequente.
I'm Dandhara Martins Rebello, medical student at Severino Sombra University located in Vassouras-RJ and associated of the Academic Association of Cardiology AAC, in the 2016/2017 management. In this post we will analyze the relationship between depression in students and health professionals, which is becoming more and more frequent.

DEPRESSÃO: Enfraquecimento, abatimento, físico ou moral. Perturbação mental caracterizada pela ansiedade e pela melancolia. Estado patológico de sofrimento psíquico assinalado por um abaixamento do sentimento de valor pessoal, por pessimismo e por uma inapetência face à vida.
DEPRESSION: Weakening, abatement, physical or moral. Mental disorder characterized by anxiety and melancholia. Pathological state of psychic suffering marked by a lowering of the sense of personal value, by pessimism and by a lack of respect for life.


A depressão é a principal doença do humor e acomete cerca de 120 milhões de pessoas no mundo, contribuindo globalmente na carga de outras doenças. Pode ser subdividida em grau leve, onde há sofrimento importante porém não há prejuízo significativo as atividades do cotidiano, moderado onde o desenvolvimento profissional ou doméstico é afetado ou até mesmo grave, causando incapacidade social e/ou profissional, podendo estar acompanhando de sintomas psicóticos. Atualmente, este tem sido um dos maiores temores de estudantes e profissionais da área da saúde. O esgotamento físico tem se expandido além do corpo e a mente tem sido cada vez mais afetada pelas poucas noites de sono, preocupações e jornadas incansáveis de trabalho e estudo.
Depression is the main disease of the mood and affects about 120 million people worldwide, contributing globally to the burden of other diseases. It can be subdivided into a mild degree, where there is significant suffering but there is no significant impairment of daily activities, moderate where professional or domestic development is affected or even severe, causing social and / or professional incapacity, and may be accompanied by psychotic symptoms. Currently, this has been one of the biggest fears of students and health professionals. Physical exhaustion has expanded beyond the body and the mind has been increasingly affected by the few nights of sleep, worries and untiring journeys of work and study. 

Novos estudos tem surgido a todo momento, apontando que o grau de depressão na área tem se tornado assustador. Entre os universitários, os alunos do curso de medicina tem sido alvo constante de pesquisas relacionadas, apresentando prevalên-cia para os transtornos depressivos variando de 8 a 64%. Eventos estressores ao longo da formação médica tem sido apontados como possíveis desencadeadores de sintomas depressivos tais como: pouco tempo de lazer, contato com doenças e morte, a agressividade inerente a muitos procedimentos médicos, dificuldade em comunicar más notícias aos familiares e doentes e "pacientes-problema". Já na área profissional, tem sido prevalente entre profissionais de nível superior, embora seja um problema de saúde pública e afete todas as esferas sociais.
New studies have come up all the time, pointing out that the degree of depression in the area has become frightening. Among college students, medical students have been a constant target of related research, presenting prevalence for depressive disorders ranging from 8 to 64%. Stressful events throughout medical training have been pointed out as possible triggers for depressive symptoms such as: little leisure time, contact with illnesses and death, aggressiveness inherent to many medical procedures, difficulty in communicating bad news to family and patients and "patients -problem". In the professional area, it has been prevalent among higher education professionals, although it is a public health problem and affects all social spheres.

A depressão e a ansiedade, bem como a não identificação precoce pode levar a um impacto muito grande no desenvolver da carreira do aluno e do profissional, com queda de rendimento, aumento do risco de abandono/desistência do curso e aumento do risco de suicídio. O aumento do nível de estresse é um dos principais efeitos desencadeadores desse processo, e como já dito em postagens anteriores, é preciso levar em conta que a depressão é um quadro multifatorial, que inclui desencadeadores até fatores ambientais em sua fisiopatologia.
Depression and anxiety, as well as failure to identify early can lead to a very large impact on the career development of the student and the professional, with a drop in income, increased risk of dropout / withdrawal and increased risk of suicide. Increased levels of stress are one of the main triggers of this process, and as mentioned in previous posts, it is necessary to take into account that depression is a multifactorial picture that includes everything from genetics to environmental factors in its pathophysiology.



A identificação precoce e o encaminhamento para tratamento farmacológico e/ou psicoterápico têm grande impacto no desenvolvimento destes sintomas, minimizando o risco de suicídio e a progressão da doença. Profissionais da área da saúde cuidam diariamente do bem-estar de outras pessoas, porém por vezes parecem se esquecer de si próprio. É preciso saber balancear o trabalho/estudo com a vida pessoal, para que um não tome a frente do outro e se sobreponha, causando mais problemas do que soluções.
Early identification and referral for pharmacological and / or psychotherapeutic treatment have a great impact on the development of these symptoms, minimizing the risk of suicide and the progression of the disease. Health professionals take care of the well-being of others on a daily basis, but at times they seem to forget about themselves. It is necessary to know how to balance work / study with personal life, so that one does not take over the other and overlap, causing more problems than solutions.

Na próxima semana, teremos o post de Alanderson Moreira sobre Depressão: desafios atuais.
Next week, we'll have a post by Alanderson Moreira on Depression: current challenges.

O blog “AAC – Cheers!” brinda pela sua saúde e visita!
The blog 'AAC – Cheers!’ toasts for your health and visit!