sábado, 7 de abril de 2018

Como EU, acadêmico da área da saúde, posso contribuir para tornar realidade a SAÚDE PARA TODOS?


Yngrid Souza Luz
Sou Yngrid Souza Luz, acadêmica de medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos e Secretária/Tesoureira Fundadora da Associação Acadêmica de Cardiologia.

Como acadêmica da área da saúde, tenho como obrigação fazer a promoção e a prevenção da saúde, respeitando o direito universal, igualitário a todos e reconhecendo as necessidades de grupos específicos. 

Meu dever como acadêmica e como futura médica é tomar medidas antes do surgimento e do agravamento de determinada enfermidade, disseminando informações por meio de campanhas em centros educativos e comunidades. 

Além do qual, fazer a promoção da saúde por meio de medidas práticas, em conjunto com outros profissionais da saúde, como mutirões, para avaliações médicas preventivas, consultas e exames. 

Eu, acadêmica, devo levar essas campanhas e as ações saúde/doença onde à saúde é precária, onde não se tem conhecimento do mesmo. Devo dar ênfase nas causas básicas, melhorando a vida do indivíduo e da comunidade, como por exemplo, ensinando sobre a importância da prática regular de atividade física, da alimentação adequada e equilibrada e a busca por saneamento básico. 

Vale ressaltar que a relação medico/paciente e acadêmico/paciente é essencial para o funcionamento e o progresso da saúde. É necessário empatia e confiança para conhecermos por inteiro o paciente e ingressarmos na comunidade, levando assim saúde a todos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário