sábado, 7 de abril de 2018

Como EU, acadêmico da área da saúde, posso contribuir para tornar realidade a SAÚDE PARA TODOS?


Rômulo Nascimento Mundin

Sou Rômulo Nascimento Mundin, acadêmico de medicina da UFOP e Coordenador de Ensino da Gestão 2018 da AAC.

Olhando para a realidade do país e o desenvolvimento do sistema público de saúde, a principal forma de contribuição para possibilitar o acesso à saúde a todos os cidadão é na participação efetiva no fiscalização, planejamento e ação das políticas públicas de saúde em nível municipal.

O Conselho Municipal de Saúde é um espaço muito pouco ocupado pelos estudantes da saúde. E é esse conselho a principal ferramenta de participação da população em geral nas políticas de saúde/SUS da sua cidade. 

O ideal seria que os estudantes da saúde participasse e obtivesse protagonismo nos conselhos, contribuindo com sua visão e vivência. Algumas cidades como ribeirão preto e salvador possuem cadeira estudantil (no setor de população) nas seus Conselhos municipais. A dificuldade é que é um espaço com muitos interesses políticos e normalmente estudantes não são muito bem vindos, pelo menos na minha experiência.

De qualquer forma, analisando a grandeza do SUS e da proposta da AAC, a participação política estudantil nos conselhos é fundamental para construir essa saúde universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário