sábado, 7 de abril de 2018

Como EU, acadêmico da área da saúde, posso contribuir para tornar realidade a SAÚDE PARA TODOS?

Ediane Morais de Sousa

Sou Ediane Morais de Sousa, acadêmica de medicina da UFPI e associada da AAC.

Se a vida é o bem mais precioso que uma pessoa pode ter, ter saúde é uma importante forma de declarar seu amor pela vida. E é um direito de todos poder fazer essa declaração amor. Como a vida é cheia de escolhas e consequências, muitas vezes é preciso lutar para ter direito em escolher uma
vida preciosa. Dessa forma, como acadêmica de medicina, posso contribuir diretamente nesse direito a uma vida saudável e tornar realidade uma saúde de qualidade para as pessoas.

Primeiramente, busco manter sempre uma curiosidade aguçada em aprender com afinco as afecções que atingem nosso corpo e nossa alma. Assim, levar boas formas de aplicabilidade dos meus conhecimentos apreendidos durante a graduação para minha futura vida atuando na medicina. Dessa forma, para manter essa vontade de aprender cada vez mais é preciso ter um ideal de renovação e poder contestar as certezas herdadas e desconfiar das certezas adquiridas.

Em segundo, procuro ter entusiasmo genuíno em todos os planos e projetos que me proponho a realizar. Mesmo diante de todas as dificuldades que encontramos ser um entusiasta é a melhor forma de fazer valer a pena cada realização, porque seja ela pequena ou grande é possível melhorar a vida de alguém ao ter otimismo em nossas atitudes.

Outra forma de contribuir na saúde das pessoas é todo dia descobrir um novo encantamento com a vida para sentir na pele as palavras de afeto que levarei aos meus pacientes. Por isso que tenho o compromisso pessoal de indignar-me com a injustiças generalizadas do mundo para pode lutar contra as injustiças objetivas no que diz respeito a ter uma boa qualidade na saúde.

Por fim, procuro ser ética nas mínimas coisas para ser também nas grandes, pois quando se trata de saúde estamos tratando de vidas e não podemos nos deixar ser levados pelas hipocrisias do cotidiano. É a partir do exemplo que podemos ensinar a viver a saúde precavendo as doenças e lidar com as doenças buscando pacientemente a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário